3eng ambiental

          O curso de Engenharia Ambiental da UFMA, campus de Balsas, visa proporcionar a interdisciplinaridade e a livre escolha dos alunos a respeito de sua formação acadêmica, uma vez que o aluno para ingressar no curso, ele deve inicialmente passar pelo 1º ciclo curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, com duração de 6 (seis) semestres. Nele o aluno deve cursar 1530 horas de disciplinas obrigatórias, as quais pertencem às disciplinas básicas dos cursos de engenharia. Após o Núcleo Comum, o aluno deve optar por disciplinas do Núcleo Tecnológico, garantindo a escolha de disciplinas ofertadas em diferentes engenharias do campus de Balsas, uma vez que tal núcleo foi desenvolvido para garantir uma maior aproximação possível entre as disciplinas de cada engenharia, proporcionando a mobilidade dos alunos entre as engenharias e um consequente enriquecimento da sua formação por meio da troca de conhecimento entre os diferentes acadêmicos, no caso da Engenharia Ambiental o Núcleo de Tecnológico é composto por 12 disciplinas com um total de 720 horas.

      Também deverá cursar 60 horas de Trabalho de Contextualização e Integração Curricular, assim realizadas as exigências do Núcleo Comum e do Núcleo Tecnológico, o aluno dará entrada também no aproveitamento de suas Atividades Complementares com 90 horas, e irá graduar em Bacharel em Ciência e Tecnologia.

       Após isso, o aluno, para receber o diploma de Engenheiro Ambiental, deve e realizar o Núcleo Profissionalizante da Engenharia Ambiental, com duração de 4 (quatro) semestres. Portanto, esse sistema de formação garantirá ao egresso duas formações, uma na área da ciência e tecnologia e outra na área da engenharia ambiental.

      Caso o estudante não queira ficar 5 (cinco) anos na universidade, ele pode escolher formar somente em Ciência e Tecnologia, em um período mínimo de 3 (três) anos. Entretanto, para formar em Engenharia Ambiental, o aluno deve atender a todos os requisitos para a formação em Bacharel em Ciência e Tecnologia, realizando o Núcleo Tecnológico com as disciplinas da estrutura curricular da Engenharia Ambiental, e o Núcleo Profissionalizante da Engenharia Ambiental.

  • Endereço de Oferta

Campus de Balsas, Rua José Leão, 484 – CEP 65800-000 FONE: (98) 3272-9723, Balsas – MARANHÃO.

  • Ato de criação

Resolução Nº 273 – CONSUN, 16 de dezembro de 2016.


DOCENTES LOTADOS NA SUBUNIDADE:

Gislane Pinho de Oliveira (Coordenadora)

Engenheira Química e Mestre em Engenharia Química pela UFRN

Dedicação exclusiva

Professor do Magistério Superior – efetivo

 

Tatiane Carolyne Carneiro

e-mail: tatiane.carolyne@ufma.br

Engenheira Ambiental e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFC

Dedicação exclusiva

Professor do Magistério Superior – efetivo

 

Ana Paula de Melo e Silva Vaz
Engenheira Ambiental e Mestre em Geologia pela UFPR
Dedicação exclusiva
Professor do Magistério Superior – efetivo

 

Debora Batista Pinheiro Souza

Bióloga e Mestre em Recursos Aquáticos e Pesca pela UEMA
Dedicação Exclusiva
Professor do Magistério Superior – efetivo

 

Daniel Silva Jaques

Engenheiro Ambiental e Mestre em Engenharia Civil (Geotecnia) pela UFV

Dedicação exclusiva

Professor do Magistério Superior – efetivo

 

Aderlanio da Silva Cardoso
Engenheiro Ambiental e Mestre em Agroenergia e Doutorando em Engenharia Química.
Dedicação exclusiva

Professor do Magistério Superior – efetivo

 

Italoema Pinheiro Bello

Engenheira Ambiental e Mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas.

Professora substituta